Como Organizar uma Festa de Batizado

O Significado do Batismo


Batizar significa "imergir" na água. Quem é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como "criatura nova". É chamado também de "banho de regeneração e renovação de Espírito Santo" e de "iluminação" porque o batizado se torna "filho da luz".
É o primeiro dos sete sacramentos, a porta de entrada para a vida cristã. Não se recebe nenhum outro sacramento sem o batismo. Este é um momento muito esperado pela família, e geralmente organizado pelos pais nos primeiros meses de vida. Eu por exemplo, batizei a minha princesa com 7 meses de vida.


A Escolha dos Padrinhos


Procure um casal que você tenha uma ótima afinidade, que tenham os mesmos valores morais que os seus e laço religioso, afinal, os padrinhos serão responsáveis no exemplo de valores e de fé como seus substitutos. Normalmente, o casal escolhe o compadre e a comadre entre os parentes e amigos mais próximos.

Marque a Data na Igreja com Antecedência


Escolha a Igreja de sua preferência e marque com pelo menos 3 meses de antecedência, para que os pais e padrinhos possam se preparar para participarem do curso que se faz na Igreja.

O Convite


Geralmente no batizado, chamamos a família e amigos mais próximos e por isso não há problema de convidá-las por telefone, mas você pode também mandar um convite por e-mail, comprá-los prontos ou fazê-los artesanalmente, eu particularmente prefiro artesanal, o da minha filha eu mesma fiz. Lembre-se de mandá-los com pelo menos 20 dias de antecedência.

Que Roupa Vestir no Bebê?


Tradicionalmente é usada a cor branca, por simbolizar a pureza, e com certeza é a preferida das mamães mas nada impede de usar outras cores de tons suaves. Certifique-se que o tecido seja macio e confortável para que não cause nenhum desconforto, pois o seu bebê passará um grande período de tempo com esta roupa. Muitas famílias passam de geração em geração o mandrião (aqueles camisolões), isto fica a critério de cada um.

Sugestão de roupas para batizado: Clique aqui.

Lembrancinhas


As mais cotadas são terços e vidrinhos de água benta, mas você pode dar outros tipos de lembrancinhas como porta retrato com a foto do bebê, bem-casados, caixinhas de bala de amêndoas ou trufas. Geralmente se entrega uma lembrancinha por família.


Alguns modelos de lembrancinhas que encontrei na net para você se inspirar
  
www.ovelhinhadealgodao.com.br
www.magiadebebe.com.br
mimoselembrancas.com.br 



Decoração


Não é necessário um tema específico. Decore com cores suaves, (o branco é sempre o mais usado), você pode colocar arranjos de flores brancas, toalha de renda branca na mesa do bolo, velas perfumadas, enfeites de anjos, pombinhas, balões, enfim, solte sua imaginação, mas sem exageros, afinal, no batizado devemos valorizar uma atmosfera de suavidade e delicadeza.



Sugestões de Cardápio Para o Batizado


Batizado no início da manhã:


Se o batizado for realizado no início da manhã, uma boa opção é um café da manhã reforçado, com pães diversos, pão de queijo, tábua de frios, bolos caseiros, frutas da época, geleias, iogurte, leite, café, sucos e achocolatados.

Se a festa se prolongar, você também pode optar por oferecer um brunch em vez do café da manhã. O Brunch é um tipo de serviço oferecido para substituir o almoço, é uma mistura de café da manhã e almoço leve, você pode usar os mesmos quitutes do café da manhã acrescentando outras opções como saladas, pão de metro, tortas salgadas, salpicão e sobremesas.


Batizado no fim da manhã:


Se o batizado terminar próximo do horário de almoço, você pode optar por uma massa com molhos variados, saladas de macarrão, folhas verdes, legumes, pratos com carne ou frango e arroz, para sobremesa além do bolo, você pode oferecer um mousse e docinhos.

Você também pode optar por uma feijoada ou churrasco, eu particularmente prefiro um churrasco, nas minhas festas, se não tiver churrasco não é festa! rsrsrs, quem me conhece sabe disso! Por isso vou deixar uma opção de cardápio de churrasco também.

Churrasco:


Carnes variadas (picanha, contra filé, alcatra, frango, costelinha de porco, linguiça, coração, etc.)
Acompanhamentos: saladas variadas (folhas verdes , de maionese, vinagrete), salpicão de frango, arroz branco, queijo coalho para assar, pães, cebola assada, abacaxi assado e farofa.
Bebidas: refrigerantes, água mineral, sucos, cocktail de frutas, cerveja.


Batizado à tarde:


Se o batizado for depois do almoço, você pode optar por lanches  como sanduíches, salgados, tortas, etc, ou por um cocktail com salgadinhos variados, tábua de frios, bolo e docinhos, tudo vai depender do seu gosto e também do seu bolso.



Decoração da mesa do batizado da minha filhota



Fizemos cupcakes e bem-casados

Beijinhos, brigadeiros tradicionais e brigadeiros de colher

Batizado realizado na Igreja Nossa Senhora do Brasil

Então é isso aí pessoal! Espero que tenham gostado das minhas dicas!

Beijos!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ele é muito importante para mim.